Ouça nossa Rádio Fique Ligado Bíblia Online Pedido de Oração

Ministerio Matéria

Sermão do Segundo encontro de homens - 01 de abril de 2017


PALAVRA MINISTRADA NO CAFÉ DOS HOMENS DIA 01/04/2017

 

Comunidade Ev. Cristo Vive em Vinhedo.

 

Pastor Wilson

 

TEMA :COMUNHÃO ENTRE IRMÃOS

 

DO MESMO MODO COMO O PAI ESTÁ UNIDO AO FILHO E O FILHO ESTÁ UNIDO AO PAI, OS CRISTÃOS DEVEM VIVER UNIDOS ENTRE SI.

 

João 17:21ao 23 diz “para que todos sejam um, como tu , ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.”

 

O mestre completa seu pedido, dizendo: Eu neles, e tu em mim, par que eles sejam perfeitos em unidade.

 

É dessa união que queremos falar hoje.

 

Antes de tudo cumpre- nos dizer que o viver em união constitui uma das mais importantes recomendações da palavra de Deus. O apóstolo Paulo, por exemplo, escreve aos coríntios, e solicita aos irmãos em nome de Jesus, que sejam unidos entre si.

Ele diz 1º Cor. 1:10; “Que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissenções; antes sejais unidos em um mesmo sentido e em um mesmo parecer” .

 

Os irmãos que ainda não aprendeu a viver assim em harmonia com seus irmãos de fé, ainda não entendeu a verdadeira essência do evangelho de Cristo.

Precisamos aprender a andar em unidade: No corpo humano, como sabemos, cada membro tem a sua maneira própria de operar e nenhum pode dispensar a participação dos demais, Paulo fala na sua carta aos Romanos 12, 4 e 5: “assim como, em um corpo, existem muitos membros e nem todos tem a mesma função, assim, nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros”.

 

Considerando a comparação feita entre a igreja de Cristo e o corpo humano, há algo que jamais podemos esquecer; cada membro desse corpo está de tal modo ligado aos demais que aquilo que acontece com um deles afeta, de alguma forma, os outros, a Bíblia afirma em 1º Cor: 12:26: “Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros são se alegram com ele”; e em Rm: 12:15 diz: “Alegrai- vos com os que se alegram; e chorai com os que choram”.

 

A frase anterior nos mostra que precisamos aprender a ter empatia (a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa),a ponto de sofrermos com os que sofrem e alegrar-nos com os que se alegram .Devemos nos impor e se preocupar uns com os outros. Não estamos em um campeonato dentro do corpo de Cristo ( igreja), competindo para saber quem é o mais talentoso , o mais espiritual, ou para saber quem é o maior ou melhor.

 

Aos Éfesios, Paulo recomendou vida cristã em união, dizendo em Ef; 4:3: “Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz, e no livro de Sl 133:1 , diz a convivência dos irmãos ela é boa e agradável”.

 

Perigo de se destruir a unidade: O modo de tratamento dos membros da igreja de Cristo em relação aos outros pode fortalecer ou enfraquecer a unidade entre ambos. A atitude partidarista, por exemplo, uma vez adotada, pode destruir a comunhão, porque divide as pessoas entre si, colocando-as uma contra as outras, gerando contenda e desentendimento, dai a recomendação do servo de Deus, em Fl: 2:3, que diz, “Nada façais por vangloria, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Para que os irmãos vivam em união, é necessário, ainda, que cada um reconheça as virtudes que existem nos outro”; em Fl 2:4 diz: “Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros”.

 

Quando subvalorizamos os outros e nos supervalorizamos, tornamo-nos egoístas e o egoísmo leva-nos ao orgulho, que, por sua vez, pode determinar a ruína da unidade existente entre nós, igreja de Cristo. Além disso não há unidade onde não há humildade, o humilde alegra-se com o bem estar do outro e se entristece com a tristeza do outro.

 

A palavra de Deus nos exorta em Fl. 2: 5,6: “De sorte que haja em vós , o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus”.

 

Se quisermos permanecer unidos, como Cristo deseja que sejamos, sigamos o exemplo do Mestre, que foi humilde por excelência.

 

Como preservar a unidade na igreja; Conforme Ef. 4:3: “A unidade cristã não é criada pelos cristãos, mas é produzida pelo Espírito Santo. Portanto é nosso dever preserva-la como algo indispensável á boa convivência entre os cristãos”; Fl. 2:1,2 diz: “Completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude”; na carta aos Ef:4:2,3, Paulo ensina que essa preservação da unidade deve ser feita com toda diligência e amor, ou seja, precisamos trabalhar de maneira esforçada e amorosa pela integração da igreja.

 

Em suma, a comunhão uns com os outros se desenvolve e prevalece através do esforço comum e da boa vontade de todos, a nossa maior prioridade deve ser cuidar de nosso irmão, e a do seu irmão cuidar de você.

 

Exemplo: se você tiver uma dor de cabeça, você precisa tomar um analgésico, então a sua mão que não tem nada a ver com sua dor, pega o comprimido e leva até a sua boca, o que isso lhe produzirá o alivio, isso quer dizer que um membro sofre pelo outro e trabalha em benefício de todo o corpo.

 

Não é saudável caminhar sozinho; Tem um ditado popular que diz que é melhor andar sozinho do que mal acompanhado, muito melhor é andar bem acompanhado do que só. Ec: 4:9 -11, diz: “Melhor é serem dois do que um”; E Ele explica a razão: “porque tem melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas aí do que estiver só, pois caindo não haverá outro que o levante”.

 

Em nossa caminhada cristã quem nós somos, O que ajuda quem precisa ou o que precisa de ajuda. Biblicamente cada um tem o dever de ajudar o outro.

 

Não podemos pensar que somos superiores; Em muitos casos, a comunhão da igreja é prejudicada em decorrência da falta de humildade. Essas coisas não deveriam existir entre os filhos de Deus, porque, segundo Jesus, não somos nem maiores e nem melhores do que ninguém. Todos nós somos iguais.

 

 

Em toda essa palavra tratamos sobre necessidade de união entre os irmãos. Na comparação feita entre os membros da igreja e os membros do corpo humano, ficou claro que Deus quer que, como irmãos que somos, vivamos em integração e dependência uns dos outros, assim como acontece com as diversas partes do corpo humano. Para que haja união entre os irmãos, é necessário também que haja humildade. Em matéria de humildade, nenhum exemplo pode ser comparado ao que Cristo nos deixou. Foi Ele que, sendo Deus, fez-se homem. Fez de tudo para nos unir a ele e para nos unir aos outros, assim como ele está unido com o Pai. Amém